Florença, Itália - revendo amigos!

Viagem em Outubro/2019

Ponte Vecchio

Após sete deliciosas noites navegando, desembarcamos em Veneza, na Itália. O próximo destino seria Florença, para onde iríamos de trem. 

Leia aqui sobre o roteiro deste cruzeiro de 7 noites

Pegamos o People Mover no porto de Veneza para chegar à Estação de trem Venezia S. Lucia. Fizemos hora por lá aguardando nosso horário e nos divertindo observando os tipos, o comércio, tudo muito peculiar para nós. Embarcamos na segunda classe de um trem com destino à Firenze S. M. Novella, nossa estação de destino. 

Durante a viagem de aproximadamente duas horas e meia, enquanto admirávamos paisagens, íamos revisando os planos para a chegada em Florença. Caminharíamos aproximadamente um quilômetro e oitocentos da estação de desembarque até o De La Pace Hotel, puxando nossas malas de oito quilos

Florença atrai turistas do mundo inteiro. Movimento intenso dificultou transitar com mala de rodinhas

Rever Florença e encontrar amigos italianos depois de vinte e quatro anos seria uma bela surpresa. Por isso, essa visita teria uma carga extra de emoção. 

Chegando lá constatamos que teria sido melhor se pegássemos um táxi no percurso entre a estação e o hotel. Nos esquecemos do quanto movimentada é a cidade de Florença, cobiçada pelos turistas, e  que as suas calçadas e ruas do centro histórico não foram feitas para puxar malas de rodinhas!

Check-list: 10 dicas sobre o que fazer antes de viajar para o exterior

De La Pace Hotel além das expectativas: conforto no quarto, recepcionistas afáveis, varanda com gerânios e vistas e café da manhã muito saboroso, tudo em ótima localização.

A boa surpresa foi chegar no De La Pace Hotel, da rede Best Western, e constatar que o mesmo estava além das expectativas criadas baseadas nos comentários das redes sociais. 

Na recepção fomos acolhido por um afável cão cor de areia e outro chocolate, que observamos serem moradores do local. Nos deram um charmoso quarto com varanda, gerânios e vista para a cidade. Destacamos conforto e beleza na decoração das dependências, simpatia do pessoal e um café da manhã bem gostoso. A localização excelente, fica a uma curta caminhada das principais atrações e longe o suficiente para proporcionar um sono tranquilo.

Chegada com almoço italiano e passeio pelos arredores do hotel

Almoçamos nos arredores matando saudades da comida italiana e demos umas voltas pelas ruas da milenar Florença.

Retornamos ao hotel e nos preparamos para rever amigos italianos. Stefano foi muito gentil nos buscando onde estávamos. Foi uma emoção reencontrá-lo, chegar em sua casa e poder abraçar Romina, depois de tantos anos. Mas a surpresa maior foi conhecer suas meninas, Marta e Gaia, duas italianas lindas, já moças, cheias de assuntos e novidades. 

Romina preparou um maravilhoso jantar, com todos os pratos, incluindo a massa, salada, carne e o tiramissu feito em casa. Típico italiano! Os vinhos da região deram o toque mágico a nossa reunião.

Ponto alto da visita: rever amigos italianos 

Quem tem a oportunidade de encontrar amigos por onde vai, visitando suas casas, vendo o modo de viver típico do lugar, sabe o quanto isso é gratificante. Principalmente quando isso demonstra tanto carinho na relação. E foi assim nesta visita aos amigos italianos. Uma delícia estar com eles, conhecer sua casa e conversar sobre temas novos e recordar outros do passado. 

Depois de tudo, após um gostoso café, Stefano e Romina ainda nos levaram para um passeio noturno em um mirante, de onde se tem uma vista espetacular da cidade. Retornamos ao hotel de madrugada, felizes com o encontro e já com saudades!

Agradecemos mais uma vez por esses amigos terem nos proporcionado momentos tão mágicos em nossa última visita à Florença

Sentido horário: Duomo, gelato e Piazza Della Signoria

No dia seguinte saímos a pé para rever os prédios seculares que não mudaram nada, claro, desde nossa última visita, em 1995

O que fizemos em Florença

Saímos para um passeio pelo centro histórico, indo primeiro até a magnífica Duomo de Firenze, com o Batistério e o Campanário de Giotto, os três prédios Patrimônio Mundial da Unesco,  compondo um dos mais importantes cartões de visita da cidade! 

Sentido horário: Porcellino, Café Gilli, margens do Rio Arno e vista da Ponte Vecchio

Seguimos caminhando até a Piazza Della Signoria, onde fica o Palazzo Vecchio, Galeria Ufizzi e Loggia Della Signoria. Um conjunto imperdível, se você visitar a cidade. 

Adiante nos deliciamos com um legítimo "gelato italiano" e demos uma rápida passada pelo Mercado da Palha, onde esfreguei o focinho do Porcellino mais uma vez, garantindo nosso retorno à Florença

Seguimos até a Piazza Della Republica, onde fizemos uma parada técnica no Café Gilli, o mais antigo de Florença. Ali fomos ao toalete, pedimos uma água, dois cappuccinos e a conta. Refeitos, seguimos rumo a belíssima Ponte Vecchio onde olhamos atentamente o Corredor Vasariano e admiramos as paisagens proporcionadas pelo Rio Arno

Mercado, basílica e pizza

Passamos ainda pela Basilica e Mercado de San Lorenzo, onde no segundo piso há um polo gastronômico muito variado. 

Após umas pizzas, flanamos de volta ao hotel, aproveitando cada pedacinho de novidade que a cidade oferecia.

Chegava a hora de pensar em arrumar os pertences para no dia seguinte alugar um carro e continuar nossa viagem pela Toscana... Que começou muito bem em Florença!

Para saber detalhes da visita pela cidade, assista ao vídeo abaixo produzido pela Equipe do Viajando com Puny

Caso não consiga abrir o vídeo pelo mobile, vá ao fim desta página e acesse a matéria no modo "visualizar versão para web".

Moeda utilizada na Itália: Euro 

Passamos 12 noites na Itália. Leia aqui o roteiro completo desta viagem de 43 dias pela Europa.


Leia aqui dicas sobre destinos visitados na Itália

Leia o livro Vivendo Bem com o que Você tem, de minha autoria, e aprenda como administrar as finanças, de modo que sobre uma parte de suas economias para você poder viajar.
Vivendo bem com o que Você tem não vai torná-lo um indivíduo rico, mas vai ajudá-lo a administrar suas finanças no dia a dia, controlando suas despesas nos momentos de bonança ou escassez.


Deixe abaixo seu comentário ou dúvidas que poderão ajudar outros leitores!

Comentários

  1. Gostei muito, assim que possível vamos vamos fazer com o nosso grupo e aproveitar as dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Gilson! Com certeza vão curtir muito. Não tem como não gostar de Florença e região da Toscana!! Um abraço e boa viagem desde já!

      Excluir
  2. Que cidade linda
    Que passeios maravilhosos
    Tudo ainda colorido com o encontro com os amigos depois de tanto tempo
    Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marina! Realmente Florença é linda e ficou mais colorida com este encontro!!🥰

      Excluir
  3. Que delícia de texto inspirado pela beleza do lugar. Florença é uma das cidades que gostaria de rever. Linda, charmosa e envolvente. Parabéns pela publicação! Gilda

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Gilda! Comentários como o seu incentivam a continuar escrevendo. Sim, adorei rever Florença! Bjs. Adriana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo