Halifax Public Gardens, no Canadá

Viagem em Agosto/2018

Voltamos à Halifax, no Canadá, muito antes do que imaginávamos. Estivemos lá a primeira vez em 2015. Mas quando surgiu uma oportunidade de retornar a encantadora cidade, ficamos felizes com a oportunidade de voltar ao Halifax Public Gardens!

Por isso, após o desembarque do navio Anthem of the Seas, em um dia ensolarado seguimos em direção ao Public Gardens. Claro que aproveitamos a visita para rever o bonito cais do porto e, no caminho para o parque, tivemos a oportunidade de conhecer a Biblioteca Pública .

Halifax Public Gardens

O Halifax Public Gardens, que consideramos um dos mais bonitos que já visitamos, foi transformado em um oásis urbano a partir da junção de dois antigos parques e da força de vontade e da paixão pela jardinagem de um número de cidadãos de Halifax. Muitos eram políticos, tendo certa influência para ajudar a concretizar o sonho.

Em 1836 foi criada a sociedade de jardinagem chamada de Nova Scotia Horticultural Society, com objetivo de avançar na arte e ciência da botânica, trazendo novas práticas de cultura, assim como novas espécies de plantas.

Pavilion Entrance, hibisco gigante e espécies variadas de dálias
Para a sociedade funcionar, a prefeitura doou uma área de 5.5 acres. E para custear o sustento e a manutenção dos parques, mudas foram colocadas à venda e começou a ser cobrada a entrada para concertos musicais.  

Vinte e cinco anos depois, outro político, John MacCulloch, contribuiu para o planejamento da ampliação dos jardins, inspirado por um parque público visitado em Paris. Na época foram adicionados lagos e posteriormente outras terras foram anexadas pelo poder público. Em 1872 Richard Power foi nomeado oficialmente superintendente do parque. Entre suas ações, plantou mais de 2000 árvores e redesenhou o estilo do Public Gardens

Ao longo dos anos foram adicionados importantes detalhes como o bonito portão de ferro da entrada (o Pavilion Entrance), as fontes Jubileu e Memorial ao Soldado, e outras melhorias foram feitas. 

Canteiros, fontes e estátuas adicionadas ao longo dos anos

Em 2003 o parque sofreu novas e drásticas restaurações, especialmente no sistema de iluminação, após a passagem do furacão Juan. A tragédia trouxe um novo sentimento de amor por este tesouro especial, localizado no coração da cidade de Halifax

Hoje, o parque que podemos visitar é encantador, com canteiros floridos por diversas espécies, e meticulosamente cuidado. Em ambas as visitas que tivemos oportunidade de fazer ao Public Gardens, encontramos canteiros ornados por dálias, roseiras, hibiscus, entre outras.

Adicionalmente, o coreto e a sorveteria, com deliciosos sabores, são alguns pontos que também merecem especial atenção. 

Detalhes do Waterfront Boardwalk
Do Halifax Public Gardens, seguimos a pé até o porto, uma área muito turística. O Waterfront Boardwalk, uma área totalmente revitalizada, conta com bonitos prédios de pedra e madeira datados do início do século XIX. As ruas de paralelepípedo e o cais coberto por passadiços de tábuas, são agora margeados por um charmoso comércio composto por boutiques, bares e restaurantes. 

Para saber mais sobre a cidade leia aqui a matéria contando detalhes da primeira visita que fizemos à Halifax.

E você? Já esteve no Canadá? Tem dicas para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário ou dúvidas sobre esta matéria abaixo!

Leia o livro Vivendo Bem com o que Você tem, de minha autoria, e aprenda como administrar as finanças, de modo que sobre uma parte de suas economias para você poder viajar.
Vivendo bem com o que Você tem não vai torná-lo um indivíduo rico, mas vai ajudá-lo a administrar suas finanças no dia a dia, controlando suas despesas nos momentos de bonança ou escassez.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo