Como ir de Katakolon até Olímpia de trem

Viagem em Outubro/2019

Não tínhamos ouvido falar sobre Katakolon até reservar um cruzeiro que incluía um desembarque nesta ilha grega, no Mar Jônico.


A pesquisa sobre o que fazer por lá, na internet, não revelou tantas informações como a experiência real no local. 

Os atrativos que pesquisei como mais importantes foram as fazendas de mel e oliva e a cidade de Olímpia, onde é acendida a Tocha Olímpica, para sair em romaria pelo mundo, até o início dos Jogos Olímpicos.

Katakolon sentido horário: trenzinho com passeio para fazendas nas redondezas, igreja, cais do porto com seus restaurantes e lojinhas charmosos e a rua principal da cidade.

Claro que visitar Olímpia seria um programa e tanto. Tínhamos lido sobre a possibilidade de pegar um táxi até lá, percorrendo 40 quilômetros, o que ficaria meio carinho. Li também sobre um trenzinho que faz passeios com turistas indo a uma fazenda nas redondezas de Katakolon... Sobre a Igreja Ortodoxa, um museu e um centrinho simpático na beira do cais.

Leia aqui sobre o roteiro deste cruzeiro de 7 noites

Nada como desembarcar no local e poder fazer suas próprias observações. Sim, tudo escrito acima é real, mas perguntando aqui e ali, descobrimos que havia um trem indo de Katakolon até a cidade de Olímpia

Trem regular Katakolon x Olímpia x Katakolon

Trem Olímpia x Katakolon x Olímpia

Desembarcamos às nove horas da manhã, com programação de zarpar às cinco horas da tarde. Não perdemos tempo e nos dirigimos para a estação, que fica a menos de 600 metros do porto. 

Chegando lá constatamos que havia um trem programado para às dez horas, chegando em Olímpia dez e quarenta e um. O último trem, saindo de Olímpia para Katakolon às três da tarde, seria o ideal para o retorno para embarcar. 

O bilhete de ida e volta compramos na bilheteria da pequena estação. 

Preço trem Katakolon-Olympia-Katakolo: 10 Euros na data da viagem

Tempo estimado de viagem: aproximadamente 40 minutos. 

Distância da estação até o Museu Arqueológico de Olimpia: 5 minutos a pé

Site para informações: www.trainose.gr

Sítio Arqueológico de Olímpia

Olímpia

A cidade de Olímpia, hoje com aproximadamente 13400 habitantes, mais parece uma pequena vila onde gostaríamos de ter tido mais tempo e bom clima (caiu um temporal durante nossa visita) para explorar.

É famosa por ter sediado os Jogos Olímpicos da Antiguidade de 776 a.C. até o ano de 394 d.C. Nos anos seguintes o Império Romano destruiu parte de seus templos e terremotos na região se encarregaram de por o resto abaixo. 

Museu e Sítio Arqueológico de Olímpia

Ainda assim, o Museu Arqueológico de Olímpia, um dos mais importantes da Grécia, guarda o mais célebre santuário grego da Antiguidade. 

Detalhes do Museu Arqueológico de Olímpia
Local do Templo de Zeus, onde você verá uma estátua do deus criada por Fídias, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Com um ingresso único você poderá acessar o Museu Arqueológico, o Sítio Arqueológico e o Museu de História dos Jogos Olímpicos.

Preço ingresso: 12 Euros inteira

Horário: de segunda a Domingo - de 8h às 20h

Katakolon

Ao fim da visita retornamos com tempo para pegar o trem das 15 horas. Chegamos em Katakolon com tempo ainda para percorrer sua rua principal e o cais do porto. 

Como o navio estava atracado, o embarque foi muito rápido. 

Leia aqui sobre um desembarque na ilha grega de Santorini.

Assista abaixo o vídeo produzido em Katakolon e Olímpia contando sobre as duas cidades e o transporte entre elas.

Caso não consiga abrir o vídeo pelo mobile, vá ao fim desta página e acesse a matéria no modo "visualizar versão para web".

Leia aqui o roteiro completo desta viagem de 43 dias pela Europa.

Leia o livro Vivendo Bem com o que Você tem, de minha autoria, e aprenda como administrar as finanças, de modo que sobre uma parte de suas economias para você poder viajar.
Vivendo bem com o que Você tem não vai torná-lo um indivíduo rico, mas vai ajudá-lo a administrar suas finanças no dia a dia, controlando suas despesas nos momentos de bonança ou escassez.


Deixe abaixo seu comentário ou dúvidas que poderão ajudar outros leitores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo