Monteriggioni, cidade murada da Toscana, Itália

Viagem em Outubro/2019

Localizada a 28 quilômetros de San Gimignano (região onde nos hospedamos na Toscana), Monteriggioni foi um dos destinos escolhidos na Itália, em uma viagem de 43 dias pela Europa

A cidade murada do século XIII mantém praticamente a mesma estrutura de quando foi construída e parece uma cidade de contos de fadas. Fica na região de Chianti, famosa pelos seus vinhos, e tinha apenas 42 habitantes quando a visitamos.  

Na Idade Média foi uma importante fortaleza militar, com o objetivo de defender Siena contra ataques florentinos. A construção de suas muralhas foi financiada pelo poder público, contando com o imposto recolhido dos cidadãos. 

Torres da Cidade Murada: garantia de invencibilidade e citação na Divina Comédia de Dante
Monteriggioni ficou famosa devido a sua invencibilidade pelos inimigos e por ter sido citada na Divina Comédia de Dante Alighieri, na comparação com o inferno: "(...)sobre o muro arredondado, Monteriggioni é coroada por torres, então na margem infernal que o fosso circunda, guerreavam os terríveis gigantes, apenas com a metade de seu corpo encouraçado(...)".

Assista abaixo a um curto filme com imagens da cidade.

Caso não consiga abrir o vídeo pelo mobile, vá ao fim desta página e acesse a matéria no modo "visualizar versão para web"

O que fazer em Monteriggioni

A cidade é pequenina, podendo ser percorrida em poucos minutos. Mas com certeza você vai querer passar algumas horas por aqui admirando cada detalhe do lugar. 

Piazza Roma com poço artesiano no centro e, à direita, Museu das Armas. Nos detalhes à esquerda está a malha e escudo medieval usado por guerreiros. À direíta está a Igreja de Santa Maria Assunta

Igreja Santa Maria Assunta

Em Piazza Roma  ficam algumas residências importantes, o poço de água e a Igreja de Santa Maria Assunta, uma igreja pequena e simples. Ao lado da igreja, dentro da área murada, há outro poço artesiano, tornando-a uma pequena fortaleza. Um local seguro, para o caso de invasão.

Museu das Armas 

Na mesma área da igreja está também o Museu das Armas, onde você poderá conhecer e experimentar vestimentas e armas medievais. 

Comércio de bom gosto

Comércio

A rua principal, em linha reta, liga os acessos à cidade: a Porta Fiorentina e a Porta Romana. Ao longo dessa rua um pequeno comércio de bom gosto oferece itens de vestuário, acessórios e artigos para decoração. Outras vielas também abrigam restaurantes e lojinhas. 

Arquitetura Toscana

As casas seculares, as escadas em pedra, as pérgolas em ferro, tudo enfeitado com trepadeiras, vasos em terracota, os gerânios e outras plantas típicas, evocam o charme toscano da cidade. 

Detalhes encantadores

Pequenas praças encontradas, no passado foram primordiais para o cultivo de alimentos, garantindo a subsistência da população em tempos hostis, quando os inimigos cercavam a cidade. 

Muralha

A muralha, com extensão total de cerca de 570 metros, é pontuada por 14 torres construídas em bases quadradas e equidistantes umas das outras. 

É possível subir em partes do muro, localizadas próximas aos dois portões de entrada . Ali você poderá caminhar e ter noção da visão que os guerreiros tinham, no passado, dos inimigos e dos campos. 

Porta de acesso e detalhes da muralha

Preço: a tarifa pesquisada hoje, inteira, é de 4 Euros e dá direito a acessar as muralhas e entrar no Museu das Armas.  Mas vale a pena pesquisar tarifas reduzidas, para estudantes, grupos e terceira idade.

Estacionamento

Há um estacionamento pago bem em frente a porta da cidade. 

Monteriggioni está localizada a 57 km de Florença e 21 km de Siena

Leia sobre outras cidades muradas: ÓbidosKotorDubrovnikSan Gimignano, Colle di Val D'elsa e Siena

Percorremos 28 quilômetros desde San Gimignano até lá
Você simpatiza com cidades muradas? Gosta do estilo toscano? Conte aqui as suas impressões sobre Monteriggioni. Receber sua visita virtual, neste espaço, é sempre uma alegria para a gente!

Moeda utilizada na Itália: Euro

Leia aqui o roteiro completo desta viagem de 43 dias pela Europa.

Leia aqui dicas sobre destinos visitados na Itália

Leia o livro Vivendo Bem com o que Você tem, de minha autoria, e aprenda como administrar as finanças, de modo que sobre uma parte de suas economias para você poder viajar.
Vivendo bem com o que Você tem não vai torná-lo um indivíduo rico, mas vai ajudá-lo a administrar suas finanças no dia a dia, controlando suas despesas nos momentos de bonança ou escassez.

Comentários

  1. Cidade pequena mas maravilhosa
    Só a muralha e torres já valem a visita
    Tudo MT lindo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo