segunda-feira, 29 de março de 2021

Lisboa - Copa UEFA, Mercado da Ribeira e muito mais na capital portuguesa

Viagem em Setembro e Outubro/2019

Não está nada fácil ficar em casa com a pandemia. Mas agradeço diariamente por estar aqui. Enquanto isso fico sonhando em rever lugares...

Um pouco atrasada com esta matéria contando mais de Lisboa, em uma viagem que aconteceu em setembro e outubro de 2019. Mas nunca é tarde para lembrar que a capital portuguesa é um sem fim de novidades e atrações para ver e viver. Por isso, sempre somos tentados a parar na cidade!

Da última vez em uma viagem de 43 dias pela Europa, saímos do Brasil e entramos na União Europeia por Lisboa, com a oportunidade de rever delícias da cidade e de lá partir em uma expedição ao norte de Portugal

Hospedagem próximo a Av. Liberdade é sempre uma boa!
Desta vez usamos Lisboa como ponto de parada assim que desembarcamos do voo proveniente do Brasil, seguindo no dia seguinte para viagem com destino final no Porto

No retorno, pernoitamos uma noite na cidade, antes de embarcarmos em um voo com destino à Frankfurt, na Alemanha

E finalmente, em outubro, retornando de Roma, na Itália, ficamos mais três noites hospedados na capital portuguesa. Leia aqui o roteiro detalhado desta viagem. 

Hospedagens

Nas três paradas utilizamos hotéis distintos. Isso faz parte de uma estratégia de busca de melhores condições e preços oferecidos pelos meios de hospedagem. 

Conforto em troca de pontos de fidelidade
Na primeira noite na cidade nos hospedamos no Holiday Inn Express Avenida Liberdade.  A escolha deste hotel foi baseada na localização e bandeira do mesmo, além da observação dos comentários no Trip Advisor, que o classificavam com 4 bolinhas. Levamos os comentários muito a sério, baseados em experiências prévias. Hotéis com menos de 4 bolinhas não merecem nossa confiança. Mas o mais importante na decisão final, foi a possibilidade de fazer a reserva de forma gratuita, utilizando pontuação adquirida no programa de fidelidade IHG. Comento aqui sobre programas de fidelidade e o quanto podem ser benéficos para quem só pensa em viajar. 

Neste Holiday Inn a vantagem que tivemos, além da gratuidade, foi o reconhecimento como membro. Chegamos do aeroporto muito cedo, aproximadamente sete horas da manhã, quando o check-in era programado para às 15 horas. Mas conseguimos um early check-in (não imediatamente, mas logo que possível e sem ônus). E enquanto aguardávamos, ainda ofereceram um delicioso café da manhã cortesia. 

Café cortesia: reconhecimento ao membro fidelidade
O hotel é muito bem localizado, bem próximo à Avenida Liberdade, elegante e conta com dependências bem confortáveis. 

O segundo hotel onde nos hospedamos nessa viagem de 43 dias foi o Ibis Lisboa Centro Saldanha, localizado no centro da cidade. Trata-se de um hotel padrão turístico, sem grandes luxos, mas que contou com uma simpatia sem igual na recepção e no bar. 

Chegamos em um Domingo, por isso encontramos todo o comércio fechado. Mas nos arredores um pequeno shopping center estava aberto e lá pudemos almoçar muito bem em um restaurante a quilo brasileiro. 

Não tivemos a oportunidade de experimentar o café deste hotel, já que fizemos check-out na madrugada, para seguir em um voo para Frankfurt. Mas estivemos no pequeno bar do hotel, com um atendimento carinhoso, à moda portuguesa! 

Optamos por este Ibis por ter, na época, apresentado melhor tarifa para uma noite. 

A cereja do bolo: localização, conforto, atendimento café da manhã e tarifa, no Ibis Styles
E o terceiro hotel escolhido foi o Ibis Styles Lisboa Centro Liberdade, muito bem localizado, confortável, com pessoal atencioso e excelente café da manhã. 

Escolhemos o hotel baseado em localização, classificação e por ter a melhor tarifa entre muitos pesquisados com mesmo padrão. Vale lembrar que a tarifa pode variar de período para período.

Os hotéis Ibis Styles em geral tem café da manhã incluído e o seu ambiente costuma ser informal e bonitinho. Foi a cereja do bolo nos dias em Lisboa!

Cabe lembrar que ser fiel ao programa Accor All, da rede Accorhotels (ibis, Mercure, Novotel, entre outros) também rende pontos e traz muitos benefícios no momento em que se utiliza os hotéis da rede. 

Gastronomia: sempre o ponto alto de Lisboa

Gastronomia

Nos dias em que passamos em Lisboa o ponto mais alto, como sempre, foram as possibilidades gastronômicas: além de apreciar o simples cafezinho, salgadinhos, os doces e outras guloseimas nos bares portugueses e nas visitas às padarias, tudo com um requinte de originalidade lusitana, desta vez tivemos a oportunidade de provar um pato à portuguesa, degustar frutos do mar (o bacalhau, atum, sardinha...) e experimentar iguarias do Mercado da Ribeira.

Mercado da Ribeira

Se você é fã de mercados como nós, não deixe de fazer esta visita! É uma ótima pedida para uma refeição saborosa, com preço justo, em um ambiente muito muito alegre.

Localizado na região do Cais do Sodré, o Mercado da Ribeira abriu as portas em 1892. Mas em 2014 foi totalmente revitalizado tornando-se, com razão, o queridinho de Lisboa

Mercado da Ribeira: ambiente alegre e descolado, revitalizado em 2014
São mais de 40 restaurantes em um ambiente descolado, onde é possível encontrar bancas de chefes renomados, por um precinho camarada. 

Além dos espaços dos chefes, você encontrará diversas outras opções de alimentação com comida italiana, portuguesa, hambúrgueres, croquetes, a Manteigaria Silva (com queijos e embutidos portugueses), a Garrafeira Nacional (com uma variedade de vinhos). Na área central do Mercado da Ribeira, o Beer Experience oferece cervejas e o Bar da Odete, vinhos.

Funciona diariamente. De domingo a quarta, está aberto das 10 h até a meia-noite. De quinta a sábado, está aberto das 10 h às 2 h (consultar horário durante a pandemia).

Assista aqui a uma produção em vídeo, no canal do YouTube do Viajando com Puny, com imagens deste mercado encantador.

Benfica x Lyon: oportunidade da vez

Jogo de Futebol

Já falamos no ítem 9 desta matéria que é importante estar atento às oportunidades do que estará acontecendo quando você for visitar um destino. Não perdemos a oportunidade de ir a um jogo de futebol, tênis, ou qualquer outro esporte que nos agrade. Ou então um show, um musical, enfim, há muitos entretenimentos que podem ser um achado, principalmente nas capitais. 

Nos últimos dias em Lisboa, nossa estadia coincidiu com uma partida de futebol entre o time do Benfica e do Lyon, um jogo da Copa da UEFA.  O estádio do Benfica, onde aconteceu o jogo, fica bem localizado, em frente ao Shopping Colombo, com facilidade da estação de metrô CENTRO COLOMBO, para chegar lá.

Foi mais uma experiência inesquecível, que somou muito nesta viagem. Por isso, fique de olho nas oportunidades que podem aparecer em seu caminho. 

Príncipe Real: bairro queridinho

Bairro do Príncipe Real e Baixo Chiado

Outras andanças nos dias em Lisboa incluíram passeio pelo Bairro do Príncipe Real, onde já estivemos em outras vezes e não nos cansamos de visitar de dia ou de noite. 

E também fomos até o Baixo Chiado em nosso primeiro dia na cidade, com objetivo de comprar chips da Vodafone (já compramos da Vodafone em Ponta Delgada, Amsterdam e Siena, com bom custo benefício)  para utilizar internet em nossos dias pela Europa. A loja que fomos fica na Rua do Carmo, 2 - dentro do shopping. O atendimento foi ótimo!  

Aproveitamos a visita ao bairro para dar umas voltas pelos arredores, visitando o Café A Brasileira, um dos lugares prediletos do poeta e escritor Fernando Pessoa.

Baixo Chiado: elétricos, Café A Brasileira e Fernando Pessoa
Se você tem pouco tempo para andar pela cidade, recomendo pegar o elétrico n° 28 (bonde), que passa pela maioria dos bairros históricos. 

Produzimos um  pequeno vídeo mostrando cenas e lugares do Baixo Chiado, que você poderá assistir aqui

Cascais

Retornamos também à Cascais, uma fantástica praia que, independente de quantas visitas você faça, causa sempre impacto!

Cascais: um bate-volta de Lisboa é fácil e vale a pena!
Assista ao vídeo produzido pelo Viajando com Puny aqui e tenha uma noção da beleza do lugar. 

Estoril

Como sempre procuramos conhecer lugares novos em nossas viagens, mesmo retornando muitas vezes ao mesmo destino, desta vez o local escolhido nos arredores de Lisboa foi Estoril

Não entrarei em detalhes nesta matéria, mas você pode ler sobre este bate-volta aqui. Ou assistir a um vídeo mostrando um pouco das belas praias e do cassino. 

Estoril foi uma boa surpresa com suas praias convidativas
Com tudo que escrevemos nesta matéria, acho que dá para entender porque, quando possível, retornamos aos mesmos destinos. Há lugares que não dá para conhecer em apenas uma visita, com um sem fim de maravilhas. Lisboa é um desses lugares!

E você? Conhece ou gostaria de conhecer Lisboa? Compartilhe com a gente suas ideias sobre a cidade!

Vai viajar para Lisboa? Pesquise aqui desde um programa básico na capital até outras atrações imperdíveis. Não perca nada desta cidade encantadora!

Quer viver um estilo de vida mais simples e viajar mais? Leia o livro Vivendo bem com o que Você tem e descubra a fórmula!

À venda também nas Americanas.com.br.



2 comentários:

  1. Super completa a descricao de todos os encantos de portugal.
    Um guia precioso para o viajante
    Lugares lindos e interessantes aos quais um turista mais desavisado pode deixar de visitar
    Parabens pela materia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marina! Realmente Portugal tem muitos recantos que valem a pena!

      Excluir

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!