Um dia em Óbidos , Portugal

Viagem em Setembro/2019

A Óbidos turística é uma cidadezinha medieval murada muito bem preservada e fácil de percorrer a pé. 
A história do lugar é tão bonita quanto a cidade. Desde o século 13 até o século 19, foi dada como dote às diversas rainhas de Portugal.
 
Inclua Óbidos nos seu roteiro de Lisboa ao Porto. Leia aqui sobre a viagem completa de 43 dias pela Europa.

Visitamos a vila em uma manhã e retornamos para Caldas da Rainha, onde estávamos hospedados. O período que estivemos em Óbidos deu para conhecer muitas atrações e passear pela cidade.
Dentro da parte murada não são permitidos veículos, por isso deixamos o carro em um estacionamento pago próximo a Porta da Senhora da Graça, entrada da cidade.
Porta da Senhora da Graça em reformas. Carros estacionam fora da cidade murada.

Porta da Senhora da Graça

Ao cruzar a Porta da Senhora da Graça, você será surpreendido com suas paredes cobertas de azulejos portugueses pintados. 

No dia da nossa visita lamentamos a área estar em reforma. Por isso, não conseguimos ver bem a arte. Para quem deseja saber mais sobre as pinturas, pode visitar o Museu da Igreja de Santa Maria.

Cruzamos a porta de entrada e seguimos pela Rua Direita (que na verdade é a rua da esquerda). 
Rua Direita: bougainvillias e comércio variado
É uma ruazinha estreita e movimentada, com farto comércio de suvenires portugueses, como o típico artesanato em cortiça, miniaturas de soldadinhos medievais e outras tantas lojinhas mimosas, com acessórios e artigos de moda e decoração. 

O ponto alto da rua são os muros cobertos por bougainvillias cor-de-rosa. Enfeitam e são um cartão postal desta vila tão delicada e com tanto charme entre suas ruelas, escadas e esconderijos.

Aqui também você poderá provar a Ginjinha de Óbidos. Um licor muito português feito de ginja, que é uma frutinha vermelha, semelhante à cereja.
Soldadinhos medievais e a ginjinha de Óbidos, em meio ao charme

Igreja de São Pedro

Fizemos um pequeno desvio para visitar a Igreja de São Pedro. Ali está sepultada Josefa de Óbidos (1634-1684). Uma pintora de destaque do século 17, uma mulher célebre na sua época. 

Nascida em Sevilha, filha de pais portugueses, Josefa retornou ainda criança para Óbidos. Ali foi criada e educada, tendo já na infância demonstrado suas aptidões artísticas. 

É dela a arte da pintura dos azulejos da Porta da Senhora da Graça. Muitas igrejas portuguesas também tiveram seus azulejos pintados por Josefa de Óbidos
Largo de São Pedro: igreja onde está sepultada Josefa de Óbidos
Reproduziu cenas da Família Real Portuguesa, com destaque para o retrato da rainha D. Maria Francisca, esposa de D. Pedro II, assim como da sua filha a princesa D. Isabel. 

Dizem que viajantes com destino à Caldas da Rainha (para tratamento terapêutico nas águas termais) costumavam alterar sua rota, fazendo uma parada em Óbidos, para cumprimentar a ilustre artista. 

Seguindo pela Rua Direita, mais adiante paramos para visitar a Igreja de Santa Maria.
Rua Direita leva a todas as atrações

Igreja de Santa Maria

É a Igreja Matriz de Óbidos  onde casou-se em 15 de agosto de 1441 o infante D. Afonso, aos dez anos, com sua prima D. Isabel,  com oito anos de idade. 

Embora não seja certo, a igreja pode ter surgido ainda no período visigótico na península ibérica (418 a 711), mas os registros oficiais informam que foi estabelecida por D. Afonso Henriques, após a conquista da Vila de Óbidos, em 1148.

No seu interior você poderá contemplar pinturas de Josefa de Óbidos.
Praça e igreja de Santa Maria e interior decorado com azulejos pintados por Josefa de Óbidos
Em frente a igreja fica a Praça de Santa Maria com o pelourinho, onde eram castigados os criminosos e delinquentes na Idade Média.

Aqui, ele é decorado com uma rede de pesca, uma homenagem de D. Leonor aos pescadores que recolheram numa rede o corpo do seu filho, falecido em uma queda de cavalo à margem do Rio Tejo.
   
Ainda pela Rua Direita, adiante encontramos uma igreja que transformou-se em livraria. Uma ideia incrível! 
Igreja transformou-se em livraria
Neste ponto é a área onde está o majestoso Castelo de Óbidos, considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal

Atualmente o castelo transformou-se em um hotel e restaurante. Provavelmente um lugar onde você pode se hospedar e comer como um rei. 

É possível subir nas Muralhas da Cidade, com aproximadamente dois quilômetros de extensão, de onde você tem uma vista espetacular da região. 
Fotos do castelo (hotel e restaurante) e a vista das muralhas de Óbidos

Visitar Óbidos foi uma experiência muito enriquecedora!

Vai para Portugal? Conheça outras regiões do país clicando aqui.

Quer saber mais sobre Lisboa? Entre aqui.

Assista o vídeo acima para dar uma volta virtual por Óbidos. 
Caso não consiga abrir o vídeo pelo mobile, vá ao fim desta página e acesse a matéria no modo "visualizar versão para web".
Leia sobre outras cidades muradas: Kotor, Dubrovnik, San Gimignano, Siena, Colle di Val d'Elsa e Monteriggioni. 
Como em toda Portugal, aqui a moeda utilizada é o Euro.

Passamos um total de 11 noites em Portugal. Leia aqui o roteiro completo desta viagem de 43 dias pela Europa.

Leia o livro Vivendo Bem com o que Você tem, de minha autoria, e aprenda como administrar as finanças, de modo que sobre uma parte de suas economias para você poder viajar.
Vivendo bem com o que Você tem não vai torná-lo um indivíduo rico, mas vai ajudá-lo a administrar suas finanças no dia a dia, controlando suas despesas nos momentos de bonança ou escassez.

Deixe abaixo seu comentário ou dúvidas que poderão ajudar outros leitores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molching, cidade fictícia da Alemanha

Bate-volta de Paris à Luxemburgo

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!